Pular para o conteúdo principal

Curiosidades do Mundo - Parte 5

Continuando com a série Curiosidades do Mundo



1 – Foi recentemente descoberto numa missão espacial que os sapos conseguem vomitar. Primeiro, eles vomitam o estômago inteiro. Depois, usam os braços para remover todos os conteúdos do estômago. Finalmente, voltam a engolir o estômago.

2 – Há mais de 100 tipos de queijo diferentes fabricados na França.

3 – Hong Kong é a cidade com o maior número de Rolls Royce per capita.

4 – Júpiter é maior que todos os outros planetas do sistema solar juntos.

5 – Lembram-se do filme “Jurassic Park” em que o Tiranossauro Rex persegue um Jeep a 80 km/h? É mentira. O biólogo John Hutchinson, da Universidade Stanford, e o engenheiro Mariano Garcia, de Cornell, garantem que o mais famoso carnívoro era tão rápido como uma galinha. A velocidade do animal extinto era de no mínimo 16 km/h, e no máximo 40 km/h (o mesmo que um cão).

6 – Leonardo da Vinci foi quem descobriu que o número de anéis no tronco de uma árvore corresponde ao número de anos que a árvore viveu.

7 – Mais de 90% dos peixes capturados no planeta são pescados no hemisfério norte.

8 – Mais de metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés.

9 – Mais de mil pássaros morrem por ano esmagados nas janelas dos Estados Unidos.

10 – Marco Polo trouxe da China o espaguete.

11 – Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.

12 – Moisés, a estátua de mármore de Michelangelo, é considerada a obra-prima da escultura de todos os tempos. Ela está na Igreja de São Pedro, em Roma, sobre o túmulo do Papa Júlio II. Segundo a lenda, por achá-la tão perfeita ao concluí-la, Michelangelo desferiu uma martelada no joelho da estátua, exclamando – Parla! (Fala!).

13 – Na ata de uma reunião realizada na Câmara dos Lordes de Inglaterra, em 18 de janeiro de 1979, consta que foi apresentada uma teoria para explicar a natureza dos objetos voadores não identificados (OVNI): Estes seriam uma espécie desconhecida de molusco gigante e luminescente, capaz de sair das águas e voar.

14 – Na Casa Branca, há 13092 facas, garfos e colheres.

15 – Na cidade de York, na Inglaterra, é permitido matar Escoceses no último domingo de cada mês e desde que seja depois da meia-noite.

16 – Na corte de Luís XI (1423-1483) da França, as finas damas alimentavam-se essencialmente com sopas porque acreditavam que a mastigação excessiva provocava o surgimento precoce de rugas.

17 – Na idade média, a maioria casava-se no mês de junho (início do verão no hemisfério norte), porque, como tomavam o primeiro banho do ano em maio, em junho o cheiro ainda estava mais ou menos.

18 – Na idade média, as casas possuíam os telhados feitos com telhas de barro que eram confeccionadas usando-se as coxas como forma. Como nem todos possuíam as mesmas medidas de coxa, os telhados ficavam meio desalinhados e daí a expressão “feito nas coxas”.

19 – Na idade média, os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou uísque. Essa combinação, às vezes, deixava o indivíduo “no chão” (numa espécie de narcolepsia induzida pela bebida alcoólica e pelo óxido de estanho). Alguém que passasse pela rua poderia pensar que ele estava morto, portanto recolhia o corpo e preparava o enterro. O corpo era então colocado sobre a mesa da cozinha por alguns dias e a família ficava em volta, em vigília, comendo, bebendo e esperando para ver se o morto acordava ou não. Daí surgiu o velório.

20 – No aeroporto de Gloucestershire na Inglaterra, costumavam tocar músicas da Tina Turner para afastar as aves da pista.

21 – No ano de 1925, o inverno foi tão frio no Canadá que as águas das cataratas do Niagara ficaram completamente congeladas.

22 – No dia 12 de Agosto de 1990, o Furacão Winona provocou o maior engarrafamento existente no Japão. 134 Km de trânsito com cerca de 15.000 veículos envolvidos.

23 – No momento em que um avião atravessa a barreira do som, forma-se uma enorme nuvem à sua volta. Esta nuvem é provocada pela onda de som que, ao avançar, comprime a umidade do ar. Chama-se “cone de Mach”.

24 – No Oceano Pacífico, existe uma fossa chamada Challenger que tem uma profundidade de 11.000 metros. A montanha mais alta do planeta é o Monte Everest que mede 8.848 metros.

25 – No período da Renascença, o beijo na boca era uma forma de saudação muito comum. Na Inglaterra, ao chegar à casa de alguém, o visitante beijava o anfitrião, a sua mulher, todos o s filhos e até mesmo o cão e o gato.

26 – No reinado de Jorge III, o exército britânico gastava 6.500 toneladas de amido por ano. O produto era usado na fabricação de cola, que mantinha as perucas dos soldados no lugar.

27 – No século 6 antes de Cristo, o matemático grego Pitágoras disse que a Terra era redonda – mas poucos acreditaram nele. O astrônomo grego Aristarchos disse no século 3 antes de Cristo que a Terra girava em torno do Sol – mas a ideia não foi aceita. No século 2 antes de Cristo, o astrônomo grego Erastótenes mediu com precisão o perímetro da Terra (cerca de 40.000km) – mas ninguém acreditou nele. No século 2 depois de Cristo, o astrônomo grego Ptolomeu afirmou que a Terra era o centro do Universo – todos acreditaram nisso durante os seguintes 1.400 anos.

28 – Nos anos 50, nos EUA, foram lançados castores de paraquedas na Califórnia para construírem diques em zonas ameaçadas pela erosão.

29 – O Alasca é o estado americano aonde a maior percentagem de pessoas vai a pé para o trabalho.


30 – O animal mais prolífico da natureza é o rato. As fêmeas dão entre três e seis ninhadas por ano. Um só casal, ao fim de três anos, pode dar origem a dez gerações. É por isso que o rato é o animal preferido nas pesquisas genéticas de laboratórios.

Postagens mais visitadas deste blog

Emojis

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares Alguns dos mais populares emojis, carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online, têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem. Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente. Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas respons

Egito Antigo - Esfinge de Gizé

Esfinge de Gizé A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta de corpo de um leão e uma cabeça humana situada no planalto de Gizé, ao norte do Egito em sua margem oeste do rio Nilo, nos arredores da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio antes de Cristo possivelmente pelo faraó Quéfren. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Etimologia A Grande Esfinge com a Pirâmide de Quéfren ao fundo. Não se sabe ao certo qual seria o nome usado pelos egípcios antigos para designar a Esfinge. A palavra "esfinge" foi usada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas

Mulheres que fizeram história

Mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil Muitas mulheres já fizeram história. Muitas já contribuíram  para causas especiais e importantes que são lembradas até hoje. Vamos listar aqui algumas que não podem ser esquecidas, pois são motivo de muito orgulho para nós mulheres.  Se for citar todas encontraremos muitas que ao longo da história, não só mundial, mas brasileira também que marcaram sua época com atitude de bravura não só em lutas armadas como também, para causas sociais e cultura do nosso país. Mulheres que jamais devem ser esquecidas.  Infelizmente notamos que as novas gerações, não tem conhecimento e tão pouco interesse nestas questões e é por isso que não devemos deixar de relembrar o quão importante foram. Cora Coralina Apesar de ser considerada uma das poetisas mais importantes da literatura brasileira, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, só publicou o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goi