Continuando com a série Curiosidades do Mundo
1
– Foi
recentemente descoberto numa missão espacial que os sapos conseguem
vomitar. Primeiro, eles vomitam o estômago inteiro. Depois, usam os
braços para remover todos os conteúdos do estômago. Finalmente,
voltam a engolir o estômago.
2 – Há mais de 100 tipos de queijo diferentes fabricados na França.
3 – Hong Kong é a cidade com o maior número de Rolls Royce per capita.
4 – Júpiter é maior que todos os outros planetas do sistema solar juntos.
5 – Lembram-se do filme “Jurassic Park” em que o Tiranossauro Rex persegue um Jeep a 80 km/h? É mentira. O biólogo John Hutchinson, da Universidade Stanford, e o engenheiro Mariano Garcia, de Cornell, garantem que o mais famoso carnívoro era tão rápido como uma galinha. A velocidade do animal extinto era de no mínimo 16 km/h, e no máximo 40 km/h (o mesmo que um cão).
6 – Leonardo da Vinci foi quem descobriu que o número de anéis no tronco de uma árvore corresponde ao número de anos que a árvore viveu.
7 – Mais de 90% dos peixes capturados no planeta são pescados no hemisfério norte.
8 – Mais de metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés.
9 – Mais de mil pássaros morrem por ano esmagados nas janelas dos Estados Unidos.
10 – Marco Polo trouxe da China o espaguete.
11 – Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.
12 – Moisés, a estátua de mármore de Michelangelo, é considerada a obra-prima da escultura de todos os tempos. Ela está na Igreja de São Pedro, em Roma, sobre o túmulo do Papa Júlio II. Segundo a lenda, por achá-la tão perfeita ao concluí-la, Michelangelo desferiu uma martelada no joelho da estátua, exclamando – Parla! (Fala!).
13 – Na ata de uma reunião realizada na Câmara dos Lordes de Inglaterra, em 18 de janeiro de 1979, consta que foi apresentada uma teoria para explicar a natureza dos objetos voadores não identificados (OVNI): Estes seriam uma espécie desconhecida de molusco gigante e luminescente, capaz de sair das águas e voar.
14 – Na Casa Branca, há 13092 facas, garfos e colheres.
15 – Na cidade de York, na Inglaterra, é permitido matar Escoceses no último domingo de cada mês e desde que seja depois da meia-noite.
16 – Na corte de Luís XI (1423-1483) da França, as finas damas alimentavam-se essencialmente com sopas porque acreditavam que a mastigação excessiva provocava o surgimento precoce de rugas.
17 – Na idade média, a maioria casava-se no mês de junho (início do verão no hemisfério norte), porque, como tomavam o primeiro banho do ano em maio, em junho o cheiro ainda estava mais ou menos.
18 – Na idade média, as casas possuíam os telhados feitos com telhas de barro que eram confeccionadas usando-se as coxas como forma. Como nem todos possuíam as mesmas medidas de coxa, os telhados ficavam meio desalinhados e daí a expressão “feito nas coxas”.
19 – Na idade média, os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou uísque. Essa combinação, às vezes, deixava o indivíduo “no chão” (numa espécie de narcolepsia induzida pela bebida alcoólica e pelo óxido de estanho). Alguém que passasse pela rua poderia pensar que ele estava morto, portanto recolhia o corpo e preparava o enterro. O corpo era então colocado sobre a mesa da cozinha por alguns dias e a família ficava em volta, em vigília, comendo, bebendo e esperando para ver se o morto acordava ou não. Daí surgiu o velório.
20
– No
aeroporto de Gloucestershire na
Inglaterra, costumavam tocar músicas
da Tina Turner para afastar as aves da pista.
21 – No ano de 1925, o inverno foi tão frio no Canadá que as águas das cataratas do Niagara ficaram completamente congeladas.
22 – No dia 12 de Agosto de 1990, o Furacão Winona provocou o maior engarrafamento existente no Japão. 134 Km de trânsito com cerca de 15.000 veículos envolvidos.
23 – No momento em que um avião atravessa a barreira do som, forma-se uma enorme nuvem à sua volta. Esta nuvem é provocada pela onda de som que, ao avançar, comprime a umidade do ar. Chama-se “cone de Mach”.
24 – No Oceano Pacífico, existe uma fossa chamada Challenger que tem uma profundidade de 11.000 metros. A montanha mais alta do planeta é o Monte Everest que mede 8.848 metros.
25 – No período da Renascença, o beijo na boca era uma forma de saudação muito comum. Na Inglaterra, ao chegar à casa de alguém, o visitante beijava o anfitrião, a sua mulher, todos o s filhos e até mesmo o cão e o gato.
26 – No reinado de Jorge III, o exército britânico gastava 6.500 toneladas de amido por ano. O produto era usado na fabricação de cola, que mantinha as perucas dos soldados no lugar.
27 – No século 6 antes de Cristo, o matemático grego Pitágoras disse que a Terra era redonda – mas poucos acreditaram nele. O astrônomo grego Aristarchos disse no século 3 antes de Cristo que a Terra girava em torno do Sol – mas a ideia não foi aceita. No século 2 antes de Cristo, o astrônomo grego Erastótenes mediu com precisão o perímetro da Terra (cerca de 40.000km) – mas ninguém acreditou nele. No século 2 depois de Cristo, o astrônomo grego Ptolomeu afirmou que a Terra era o centro do Universo – todos acreditaram nisso durante os seguintes 1.400 anos.
28 – Nos anos 50, nos EUA, foram lançados castores de paraquedas na Califórnia para construírem diques em zonas ameaçadas pela erosão.
29 – O Alasca é o estado americano aonde a maior percentagem de pessoas vai a pé para o trabalho.
30 – O animal mais prolífico da natureza é o rato. As fêmeas dão entre três e seis ninhadas por ano. Um só casal, ao fim de três anos, pode dar origem a dez gerações. É por isso que o rato é o animal preferido nas pesquisas genéticas de laboratórios.