Pular para o conteúdo principal

Câncer raro de mama pode ser confundido com alergia

Câncer raro de mama pode ser confundido com alergia

A Doença de Paget é um câncer de mama raro que difere apenas na sua apresentação



Em primeiro lugar quero informar que o que está escrito aqui, é apenas a título de informação, aliás uma pequena informação. Todo e qualquer problema que você tenha, desde o mais simples até o mais complicado, é necessário consultar um médico, por que somente ele através de exames, poderá dar um diagnóstico. Não adianta ficar somente no achismo, muitas vezes o problema é simples, mas há casos também graves que quanto mais cedo for diagnosticado, mas fácil será a cura. Então não tenha medo, não tenha vergonha de procurar um especialista.



A Doença de Paget é um câncer de mama raro que difere apenas na sua apresentação. Ao contrário do tipo mais comum, que aparece em forma de nódulos, o problema se caraterizada por uma lesão na auréola, em volta do bico do seio.



A patologia é facilmente confundida com uma alergia, em função da semelhança dos sintomas: vermelhidão e coceira constante no local. A suspeita da doença se torna ainda maior se a coceira ou irritação acometer apenas um dos seios, e especialmente se não desaparecer em curto espaço de tempo com as medicações usadas habitualmente para as dermatites alérgicas. Especialistas alertam para a avaliação correta dos sintomas e a precisão do diagnóstico.



Inicialmente, a Doença de Paget se localiza apenas na pele da região da auréola do seio. No estágio mais avançado, são frequentes as feridas (parecidas com pequenas espinhas), que acometem não só a auréola, mas também o bico.


Dores e secreção, além de intenso desconforto, são outros sintomas regulares. Mais comum após a faixa etária entre 40 e 45 anos e após os 65, a patologia também pode evoluir para pequenas ulcerações (feridas que não cicatrizam).



O oncologista e ex-diretor médico do Centro Estadual de Oncologia (Cican), na Bahia, Cléber Gomes, explica que a enfermidade se dissemina no tecido subcutâneo, embaixo da camada da pele.


O nome da Doença de Paget se refere também a uma doença óssea metabólica, que não tem relação com a patologia da mama. O especialista afirma que são doenças distintas, que não devem ser confundidas. “A doença dos ossos é benigna e geralmente acomete os idosos. Não tem nenhuma ligação com o câncer de mama”, assinala. Gomes informa que, como a Doença de Paget é uma espécie de variação do câncer na mama, ela também é tratada através da remoção cirúrgica de todo o tumor.

O especialista assinala que somente a avaliação médica poderá indicar se existe a necessidade de realizar a biópsia. Geralmente, o procedimento, que é feito sob anestesia local, poderá confirmar o diagnóstico.

Além do exame, a mamografia também é realizada na fase mais avançada da doença, ajudando a detectar lesões na parte interna da mama, que nem sempre são descobertas no exame de apalpação. Gomes assinala que, embora costume ser proveniente do câncer de mama, a Doença de Paget também pode apresentar o aspecto de uma erupção vermelha e como se fosse uma crosta na virilha ou em torno do ânus. O tumor também pode se originar nas glândulas sudoríparas próximas dessas regiões.




O autoexame para a prevenção do câncer de mama pode também ajudar as mulheres a detectar esse tipo raro de tumor.




Fonte: Correio da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emojis

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares Alguns dos mais populares emojis, carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online, têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem. Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente. Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas respons...

Egito Antigo - Esfinge de Gizé

Esfinge de Gizé A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta de corpo de um leão e uma cabeça humana situada no planalto de Gizé, ao norte do Egito em sua margem oeste do rio Nilo, nos arredores da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio antes de Cristo possivelmente pelo faraó Quéfren. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Etimologia A Grande Esfinge com a Pirâmide de Quéfren ao fundo. Não se sabe ao certo qual seria o nome usado pelos egípcios antigos para designar a Esfinge. A palavra "esfinge" foi usada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas...

Mulheres que fizeram história

Mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil Muitas mulheres já fizeram história. Muitas já contribuíram  para causas especiais e importantes que são lembradas até hoje. Vamos listar aqui algumas que não podem ser esquecidas, pois são motivo de muito orgulho para nós mulheres.  Se for citar todas encontraremos muitas que ao longo da história, não só mundial, mas brasileira também que marcaram sua época com atitude de bravura não só em lutas armadas como também, para causas sociais e cultura do nosso país. Mulheres que jamais devem ser esquecidas.  Infelizmente notamos que as novas gerações, não tem conhecimento e tão pouco interesse nestas questões e é por isso que não devemos deixar de relembrar o quão importante foram. Cora Coralina Apesar de ser considerada uma das poetisas mais importantes da literatura brasileira, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, só publicou o primeiro livro, Poemas do...