Pular para o conteúdo principal

Do que é feito o presunto?

Do que é feito o presunto?




Todas as pessoas ou a maioria delas já comeram presunto em algum momento de sua vida. Trata-se de um produto alimentar que pertence ao ramo da charcutaria, termo usado para designar a arte de preparar os produtos que são feitos a base de carne ou miúdos de porcos, além de seus preparados.

Esse alimento está presente quase diariamente na mesa de milhares de brasileiros, sendo usado para fazer sanduíches, pizzas, entre outros pratos. É encontrado cru ou cozido, mas de que carne será que ele é feito?

Presunto


O presunto é um alimento feito principalmente da carne do pernil do porco, cujo processo envolve a lavagem da carne que, em seguida, é curada com sal. É desossada, e depois enformada junto aos outros ingredientes. Mas quais são esses ingredientes?

Além do pernil, estão presentes no presunto, conservantes, corantes, aromatizantes, espessantes, água e proteína de soja, fazendo com que aquele seja apenas uma pequena parte desse alimento tão saboroso. Isso tudo vai depender da marca de fabricação do produto.

Presunto ou apresuntado


O presunto e o apresuntado são comumente confundidos, e muita gente ainda não sabe qual é a diferença entre eles. A maior diferença, na realidade, refere-se à quantidade de carne e a quantidade de gorduras presentes. Enquanto o presunto tem mais carne, o apresuntado possui gordura. Mas, nós acabamos de falar que a presença de carne no presunto é ínfima! Pois é, o apresuntado conta com ainda menos carne do que o presunto em sua fabricação.



Processo de fabricação


O presunto cozido tem apenas o pernil, que passa por um processo amaciador, que seria algo como o martelinho caseiro, que ajuda a quebrar as proteínas da carne. Depois disso, passam pela salmoura, que dá sabor ao produto, e pode levar ainda outros temperos, como cravo, canela, erva doce, pimenta preta, entre outros, o que varia de acordo com o fabricante.

O próximo passo é colocar os pernis em um tipo de betoneira, que baterá para amaciar ainda mais a carne. Depois são colocadas em formas ovaladas, fabricadas em ferro fundido, que é o que faz com que fiquem com aquele formato que conhecemos dos mercados.

Essas formas são tampadas e colocadas em algumas prateleiras em estufas para o cozimento, que é feito a vapor e dura algo em torno de 8 a 10 horas. Em seguida, é feito a apara manual dos cantos, e a peça já está pronta para embrulhar e vender.

Para consumir presuntos de qualidade, é preciso estar bastante atento aos rótulos, já que a maioria não tem um processo tão natural como esse que mencionamos. Normalmente são adicionados inúmeros conservantes, corantes e realçadores de sabor, entre muitos outros produtos químicos que podem trazer prejuízo à saúde.

É claro que os produtos fabricados de forma mais saudável normalmente apresentam um preço mais elevado. Mas é o preço da saúde, certo?




De onde surgiu o presunto?



A ideia principal do presunto surgiu da conservação dos alimentos com sal, feita antigamente. Isso removia parte do sal e evitava que as bactérias e outros organismos responsáveis por deteriorar os alimentos pudessem se desenvolver. Os primeiros registros desse alimento estão relacionados ao Império Romano, e o alimento tem versões diferentes ao redor do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emojis

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares Alguns dos mais populares emojis, carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online, têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem. Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente. Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas respons...

Egito Antigo - Esfinge de Gizé

Esfinge de Gizé A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta de corpo de um leão e uma cabeça humana situada no planalto de Gizé, ao norte do Egito em sua margem oeste do rio Nilo, nos arredores da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio antes de Cristo possivelmente pelo faraó Quéfren. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Etimologia A Grande Esfinge com a Pirâmide de Quéfren ao fundo. Não se sabe ao certo qual seria o nome usado pelos egípcios antigos para designar a Esfinge. A palavra "esfinge" foi usada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas...

Mulheres que fizeram história

Mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil Muitas mulheres já fizeram história. Muitas já contribuíram  para causas especiais e importantes que são lembradas até hoje. Vamos listar aqui algumas que não podem ser esquecidas, pois são motivo de muito orgulho para nós mulheres.  Se for citar todas encontraremos muitas que ao longo da história, não só mundial, mas brasileira também que marcaram sua época com atitude de bravura não só em lutas armadas como também, para causas sociais e cultura do nosso país. Mulheres que jamais devem ser esquecidas.  Infelizmente notamos que as novas gerações, não tem conhecimento e tão pouco interesse nestas questões e é por isso que não devemos deixar de relembrar o quão importante foram. Cora Coralina Apesar de ser considerada uma das poetisas mais importantes da literatura brasileira, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, só publicou o primeiro livro, Poemas do...