Pular para o conteúdo principal

O que é a Quaresma para os Cristãos

A Quaresma segundo Cristãos Católicos


O período da Quaresma que vai do fim do Carnaval na quarta-feira de cinzas até o Sábado de Aleluia, representa para os fiéis católicos o preparo espiritual para a Páscoa. Onde é época de alguns sacrifícios e reflexão.

Para os Católicos, pessoa atuante no catolicismo é a pessoa que vai à missa todos os domingos, mas durante a Quaresma, a rotina cristã é intensificada, com a intenção de vivenciar a vida e o sofrimento de Jesus Cristo nos quarenta dias que passou no deserto.

De acordo com os fiéis, esta época é especial e a igreja a considera uma das mais importantes do ano. O período é uma espécie de preparação para a Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou depois de ter sido morto e crucificado.

O sofrimento de Jesus Cristo até ressuscitar serve como referência para os católicos e a igreja aconselha fazer alguns sacrifícios durante os quarenta dias, como por exemplo, é recomendado não comer carne, principalmente nas sextas-feiras, na Sexta-Feira Santa e na Quarta-Feira de Cinzas. Esta é considerada uma prática penitencial. O ato de comer carne está ligado a questão da festa, de grandes banquetes. Por isso não comer esse alimento, lembra uma simplicidade na atitude do comer. Levando em consideração a origem do Carnaval, que inicialmente era um período onde pessoas se fartavam de comer.

Segundo os religiosos o mais importante do que passar privações, é que o período seja um momento de reflexão e que o exemplo de Cristo ajude os fiéis a passar por uma mudança interior.

Três práticas essenciais para o período são a oração, a caridade e o jejum. São quarenta dias para poder refletir, crescer na conversão e na abertura para Deus. É tempo também de caridade, de partilha com o irmão, de conhecer mais a palavra de Deus e de ver melhor Cristo no irmão.

Hoje em dia o verdadeiro intuito da Quaresma talvez tenha se perdido para a maior parte dos que se consideram como católicos. Somente aqueles que estão presentes assiduamente na religião talvez tenha toda essa consciência do verdadeiro significado da Quaresma.

Por que se cobre os Santos na Quaresma?


É costume na Igreja, a partir do quinto Domingo da Quaresma, cobrir com pano roxo as cruzes, quadros e imagens sacras. As cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta-Feira Santa, os quadros e demais imagens até a celebração da noite de Páscoa.

O sentido desse ato de cobrir as imagens sacras, fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Jesus Cristo Nosso, levando os fiéis a refletir, ao contemplar esses objetos sagrados cobertos com roxo, simbolizando a tristeza, a dor e a penitência. O ápice do despojamento ocorre após a Missa da Ceia na Quinta-Feira Santa, quando retiram-se as toalhas do altar. A cruz coberta lembra-nos a humilhação de Jesus Cristo, que teve que se esconder para não ser apedrejado pelos judeus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emojis

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares Alguns dos mais populares emojis, carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online, têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem. Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente. Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas respons...

Egito Antigo - Esfinge de Gizé

Esfinge de Gizé A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta de corpo de um leão e uma cabeça humana situada no planalto de Gizé, ao norte do Egito em sua margem oeste do rio Nilo, nos arredores da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio antes de Cristo possivelmente pelo faraó Quéfren. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Etimologia A Grande Esfinge com a Pirâmide de Quéfren ao fundo. Não se sabe ao certo qual seria o nome usado pelos egípcios antigos para designar a Esfinge. A palavra "esfinge" foi usada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas...

Mulheres que fizeram história

Mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil Muitas mulheres já fizeram história. Muitas já contribuíram  para causas especiais e importantes que são lembradas até hoje. Vamos listar aqui algumas que não podem ser esquecidas, pois são motivo de muito orgulho para nós mulheres.  Se for citar todas encontraremos muitas que ao longo da história, não só mundial, mas brasileira também que marcaram sua época com atitude de bravura não só em lutas armadas como também, para causas sociais e cultura do nosso país. Mulheres que jamais devem ser esquecidas.  Infelizmente notamos que as novas gerações, não tem conhecimento e tão pouco interesse nestas questões e é por isso que não devemos deixar de relembrar o quão importante foram. Cora Coralina Apesar de ser considerada uma das poetisas mais importantes da literatura brasileira, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, só publicou o primeiro livro, Poemas do...