Pular para o conteúdo principal

Como educamos nossos Filhos

Como educamos nossos Filhos.


Certo ou errado Tentamos fazer o melhor.



Educamos nossos filhos com todo amor, carinho, atenção. Tentamos dar a eles tudo aquilo que nos faltou, tanto materialmente como sentimentalmente. Enchemos eles de mimo, damos tudo de nós para que eles estejam felizes e se sintam a coisa mais importante de nossas vidas. Protegendo-os com unhas e dentes, colocando-nos na frente de todos os obstáculos que eles encontram pelo caminho.

E observando os adolescentes desta geração, chego à conclusão de que educamos mal nossos filhos, mas também não penso que somos totalmente culpados. Viemos de uma geração onde a vida era muito difícil e isso trouxe para nossa vida a necessidade de encher nossos filhos de amor, carinho, atenção, superproteção, dando a eles uma certa falta de limite, e muitas vezes certa insegurança.

Não que isso não seja importante, mas talvez não tenhamos dado tanta ênfase no que se refere a respeito, repreensão e ensinar que eles tem que caminhar sozinhos, cair e levantar, seguir sempre em frente e que estaremos atrás para dar a mão a eles, que se caírem os levantaremos, os apoiaremos. Mas fazemos o contrário, nos colocamos na frente deles e não deixamos eles cair, não damos apoio, nos damos a eles, caímos por eles, passamos qualquer coisa por eles.

Cada um reage de uma forma, toda essa nossa proteção, para uns a insegurança de não caminhar sozinhos e para outros a segurança de que eles podem fazer o que querem. É contraditório, mas vemos isso nos jovens. Tem aqueles que não conseguem caminhar sozinhos e tem aqueles que se acham donos de si mesmos e que podem fazer o que querem. Erramos tentando acertar, mas tudo o que nós fizemos na maior boa intenção, acabamos por prejudicar nossos filhos.

Se damos atenção demais, eles ficam dependentes, se acham o centro das atenções, não sabem dividir, se tornam egoístas e pensam que o mundo gira em torno deles. Porém se damos atenção de menos, eles se sentem como se tivessem sido menosprezados, que foram abandonados, que são sozinhos para resolver todos os problemas.

O ser humano é muito complexo e nunca conseguimos lidar com eles de forma que satisfaça os seus desejos. Sem dizer que a fase da adolescência, é a fase mais difícil tanto para os pais como para os filhos. Não entendemos por que eles agem de determinada forma e eles não entendem que para você também é difícil entender como eles pensam, o que querem e o que sentem.


A ironia é que só vamos perceber onde erramos e onde acertamos tarde demais, quando já não podemos voltar atrás e fazer diferente, por que o tempo passa, a vida passa, vamos construindo nosso caminho e de nossos filhos e quando percebemos, as coisas já saíram do nosso controle, porque eles crescem e vão formando o seu próprio caminho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emojis

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares Alguns dos mais populares emojis, carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online, têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem. Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente. Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas respons...

Egito Antigo - Esfinge de Gizé

Esfinge de Gizé A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta de corpo de um leão e uma cabeça humana situada no planalto de Gizé, ao norte do Egito em sua margem oeste do rio Nilo, nos arredores da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio antes de Cristo possivelmente pelo faraó Quéfren. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Etimologia A Grande Esfinge com a Pirâmide de Quéfren ao fundo. Não se sabe ao certo qual seria o nome usado pelos egípcios antigos para designar a Esfinge. A palavra "esfinge" foi usada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas...

Mulheres que fizeram história

Mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil Muitas mulheres já fizeram história. Muitas já contribuíram  para causas especiais e importantes que são lembradas até hoje. Vamos listar aqui algumas que não podem ser esquecidas, pois são motivo de muito orgulho para nós mulheres.  Se for citar todas encontraremos muitas que ao longo da história, não só mundial, mas brasileira também que marcaram sua época com atitude de bravura não só em lutas armadas como também, para causas sociais e cultura do nosso país. Mulheres que jamais devem ser esquecidas.  Infelizmente notamos que as novas gerações, não tem conhecimento e tão pouco interesse nestas questões e é por isso que não devemos deixar de relembrar o quão importante foram. Cora Coralina Apesar de ser considerada uma das poetisas mais importantes da literatura brasileira, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, só publicou o primeiro livro, Poemas do...