Pular para o conteúdo principal

Vivendo em outro país

Sentimentos de quem vive fora de seu país

O Sonho de Viver Fora da Nossa Pátria


Normalmente as pessoas falam em vantagens e desvantagens em morar fora, do quanto você pode ganhar, do quanto vai acrescentar em seu currículo ter outro idioma, etc e tal. Mas é difícil falar com o coração e dizer que as dificuldades de adaptação são muitas.

Muitas pessoas, tem o sonho de viver fora de seu país natal, mas não imagina qual é o sentimento de quem vive fora. Aqui vai um pouco da minha experiência, para quem sabe ajudar quem quer sair do país ou, para aquelas pessoas que estão fora, saibam que elas não estão sozinhas, que seja o que elas sentem tem outras pessoas que sentem o mesmo.


A maior dificuldade que encontrei foi com o idioma. Aprendi que sem o inglês é quase impossível se comunicar em qualquer lugar do mundo. Me arrependi de não ter investido em um bom curso de inglês. E mesmo sabendo inglês fluentemente, tem várias outras coisas que “pesam”.


Uma delas e a mais importante é a falta que sua família faz. As vezes nossas famílias nem sempre é um exemplo e costumamos reclamar de todos, mas começamos a dar valor para nossa família “defeituosa” quando, precisamos de um simples abraço e não podemos contar com nenhuma pessoa próxima. Queremos apoio, mas não temos. Queremos um simples almoço em família em um domingo qualquer, mas não temos essa oportunidade.


Sentimos um vazio, nos sentimos sozinhos, temos medo de morrer sem ter a oportunidade de ver aqueles que mais amamos. Não somos importantes para ninguém, diferente de quando estamos em nosso país que temos pessoas a quem se importam conosco.


Choramos e rimos muitas vezes sozinhos, pelo simples fato de não ter com quem compartir nossas alegrias e tristezas. Temos que tomar decisões sozinhos de acordo com nossa realidade.


Outra coisa muito difícil é a adaptação em outra cultura. Por mais que o país seja parecido com o seu país de origem, existem diferenças que incomodam. As vezes muito, as vezes pouco, mas incomodam. Coisas por exemplo a forma com que você é tratado em uma loja. Os costumes são diferentes, a forma de viver é diferente, a comida é diferente.


A comida é uma das coisas que mais estranhamos e sentimos falta e de coisas simples como nosso arroz com feijão e nosso pãozinho francês com margarina, por que você até pode encontrar algumas coisas que tem no seu país de origem, mas nunca, nunca mesmo é igual. Por mais que o alimento seja encontrado, ele é adaptado aos gostos dos nativos, por isso a diferença.


Depois vem o clima, as vezes frio demais as vezes quente demais, falta de chuva, consequentemente poeira pra todo lado, consequentemente as alergias.


Saúde é uma coisa que todos reclamam no Brasil, por que não conhecem outros países que muitas vezes não dão direito ao imigrante a assistência básica e ainda tem aqueles países onde nem ao menos tem saúde pública, para qualquer coisa que você precise tem que pagar. Lembrando que se você é ilegal, tem que pagar mesmo, sem discussão. Diferente do Brasil que qualquer pessoa que chega de qualquer lugar do mundo, tem o direito de atendimento em qualquer pronto socorro.



Resumindo não é nada fácil tomar a decisão e permanecer vivendo em outro país. Difícil em qualquer situação, temos que ser fortes e persistentes e procurar se adaptar as diferenças, as saudades e várias outras coisas que muitas vezes nos faz pensar se realmente vale a pena seguir vivendo fora de nossa pátria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emojis

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares Alguns dos mais populares emojis, carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online, têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem. Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente. Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas respons

Egito Antigo - Esfinge de Gizé

Esfinge de Gizé A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta de corpo de um leão e uma cabeça humana situada no planalto de Gizé, ao norte do Egito em sua margem oeste do rio Nilo, nos arredores da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio antes de Cristo possivelmente pelo faraó Quéfren. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Etimologia A Grande Esfinge com a Pirâmide de Quéfren ao fundo. Não se sabe ao certo qual seria o nome usado pelos egípcios antigos para designar a Esfinge. A palavra "esfinge" foi usada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas

Mulheres que fizeram história

Mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil Muitas mulheres já fizeram história. Muitas já contribuíram  para causas especiais e importantes que são lembradas até hoje. Vamos listar aqui algumas que não podem ser esquecidas, pois são motivo de muito orgulho para nós mulheres.  Se for citar todas encontraremos muitas que ao longo da história, não só mundial, mas brasileira também que marcaram sua época com atitude de bravura não só em lutas armadas como também, para causas sociais e cultura do nosso país. Mulheres que jamais devem ser esquecidas.  Infelizmente notamos que as novas gerações, não tem conhecimento e tão pouco interesse nestas questões e é por isso que não devemos deixar de relembrar o quão importante foram. Cora Coralina Apesar de ser considerada uma das poetisas mais importantes da literatura brasileira, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, só publicou o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goi