Pular para o conteúdo principal

Curiosidades sobre o mundo – parte 3

Curiosidades sobre o mundo – parte 3

Aqui estão mais algumas curiosidades e algumas bem interessante.


01 - A temperatura mais baixa registrada na Antártida foi -128,6ºC, em 21 de Julho de 1983.


02 - A Torre Eiffel, localizada em Paris, é o monumento mais visitado do mundo, recebendo cerca de seis milhões de turistas por ano. Apelidada carinhosamente de Dama de Ferro pelo povo francês, a torre de 324 metros de altura pesa 10.100 toneladas distribuídas em três andares. O monumento, construído por Gostai Eiffel, foi inaugurado em 31 de março de 1889 como a principal atração da Exposição Universal de Paris. Nessa época, era considerada a mais alta construção do mundo e sustentava no topo uma bandeira francesa de doze metros.


03 - A velocidade a que se espalham os cacos de um copo que se parte é de 4830 km/h.


04 - Alguns músculos são chamados “voluntários”, ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem. Alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc. Outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, são automáticos. São chamados movimentos involuntários.


05 - Antes da II Guerra Mundial, a lista telefônica de Nova York tinha 22 Hitler. Depois da guerra, não havia mais nenhum.


06 - Antes do ano de 1800, os sapatos para os pés direito e esquerdo eram iguais.


07 - Antigamente, aqueles que tinham dinheiro possuíam pratos de estanho. Certos tipos de alimentos oxidavam o material, o que fazia com que muita gente morresse envenenada (lembremo-nos que os hábitos higiênicos da época não eram lá grande coisa). Isso acontecia frequentemente com os tomates, que, sendo ácidos, foram considerados, durante muito tempo, como venenosos.

08 - 360.000 é o número de vagas disponíveis no exército suíço, cujos profissionais são apenas 3.300.


09 - Apenas nevou uma vez no deserto do Saara, foi no dia 18 de Fevereiro de 1979.


10 - Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.


11 - Apesar de viver no deserto, o camelo resiste menos tempo sem água do que um rato.


12 - Apesar do edifício do Congresso Nacional de Pequim ter acomodações para 10 mil pessoas e ser usado também para representações teatrais, o maior teatro do mundo é o Perth Entertainment Center, construído especialmente para esta finalidade, na cidade de Perth, Austrália. Pode acomodar 8.500 pessoas. O palco principal mede 21,3 metros de largura. É nele que, anualmente, se realiza um festival de arte, com duração de cinco semanas, que atrai grandes talentos da dramaturgia, música, balé e cinema.


13 - Após um período de sede, os dromedários são capazes de beber de uma vez só entre 60 e 100 litros de água.


14 - As casas dos mais abastados tinham no telhado dois tipos de acabamento, a beira, “o beiral” e a eira que é o acabamento decorado feito na fachada, e a casa da plebe tinha apenas o telhado sem acabamento algum, daí a expressão “sem eira nem beira”.


15 - As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas.


16 - As girafas não têm cordas vocais.


17 - As impressões digitais formam-se 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.


18 - As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebê realmente chora “a seco”. Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebê é o fato de ele passar a maior parte do tempo dormindo.


19 - As Medidas:
Polegada – era a largura do polegar de um homem. No século XVI, o rei Eduardo I, de Inglaterra, estabeleceu que a polegada correspondesse a três grãos de cevada. Polegada: 2,54 centímetros
Jarda – A Jarda era originalmente a medida do cinturão masculino, que recebia esse nome. No século XII, o rei Henrique I, de Inglaterra, fixou a jarda como sendo a distância entre o seu nariz e o polegar do seu braço estendido. Jarda: 91,44 centímetros
Pés – Antigamente, um pé correspondia a onze polegadas e meia. Hoje, a medida é de doze polegadas, o tamanho médio dos pés masculinos. Pé: 30,4801 centímetros.


20 - As minhocas não comem terra. O seu aparelho digestivo separa os compostos vegetais da terra, que depois é eliminada.

21 - As pessoas na ilha de Kiribati têm alguma dificuldade em saber em que dia é que estão, visto que a linha internacional de mudança de dia atravessa a ilha ao meio. Para acabar com a confusão, criaram uma lei para afastar a linha imaginária um pouco mais para o Este de modo a que esta não atravesse a ilha.


22 - As pessoas têm tendência para apanhar mais constipações no Inverno porque passam mais tempo dentro de casa e mais tempo perto de outras pessoas. Quando uma pessoa espirra, tosse ou até mesmo respira, os germes passam para o ar.

23 - As plantas são nossas parceiras na respiração. Nós inspiramos oxigênio e expiramos dióxido de carbono. As plantas absorvem o dióxido de carbono e liberam o oxigênio.


24 - As primeiras cartas enviadas pelo correio, quem pagava o selo era o destinatário.

25 - As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.


26 - Boa parte das imagens que vemos são processadas nos próprios olhos, e não no cérebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objeto em movimento ocupará em seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, captando apenas as imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objetos em movimento porque o processo demoraria algumas frações de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel andando a 40 Km/h seria percebido um metro atrás da sua verdadeira posição.


27 - Botanicamente falando, a banana é uma erva e o tomate é um fruto.


28 - Cada Rei num baralho de cartas representa um antigo Grande Rei da história: Espadas – Rei David; Paus – Alexandre O Grande; Copas – Carlos Magno; Ouros – Júlio César.


29 - Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com uma frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona uma pessoa que passou 57 anos soluçando.



30 - Calcula-se que estejam em suspensão, nos mares da Terra, cerca de 9 mil milhões de toneladas de ouro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emojis

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares Alguns dos mais populares emojis, carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online, têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem. Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente. Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas respons

Egito Antigo - Esfinge de Gizé

Esfinge de Gizé A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta de corpo de um leão e uma cabeça humana situada no planalto de Gizé, ao norte do Egito em sua margem oeste do rio Nilo, nos arredores da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio antes de Cristo possivelmente pelo faraó Quéfren. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Etimologia A Grande Esfinge com a Pirâmide de Quéfren ao fundo. Não se sabe ao certo qual seria o nome usado pelos egípcios antigos para designar a Esfinge. A palavra "esfinge" foi usada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas

Mulheres que fizeram história

Mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil Muitas mulheres já fizeram história. Muitas já contribuíram  para causas especiais e importantes que são lembradas até hoje. Vamos listar aqui algumas que não podem ser esquecidas, pois são motivo de muito orgulho para nós mulheres.  Se for citar todas encontraremos muitas que ao longo da história, não só mundial, mas brasileira também que marcaram sua época com atitude de bravura não só em lutas armadas como também, para causas sociais e cultura do nosso país. Mulheres que jamais devem ser esquecidas.  Infelizmente notamos que as novas gerações, não tem conhecimento e tão pouco interesse nestas questões e é por isso que não devemos deixar de relembrar o quão importante foram. Cora Coralina Apesar de ser considerada uma das poetisas mais importantes da literatura brasileira, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, só publicou o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goi