Pular para o conteúdo principal

Poemas, Poesias e Sonetos

Qual a diferença entre poema, poesia e soneto?


No sentido etimológico, poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística ou a de criar ou fazer. Com base nisso, a poesia pode não estar só no poema, mas também em paisagens e objetos. Trata-se, enfim, de uma definição mais ampla, que abarca outras formas de expressão, além da escrita.

Já o poema também é uma obra de poesia, mas que usa palavras como matéria-prima. Na prática, porém, convencionou-se dizer que tanto o poema quanto a poesia são textos feitos em versos, que são as linhas que constituem uma obra desse gênero.

O soneto é um poema de forma fixa. Tem quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos. Todos eles têm dez sílabas poéticas, classificando-se como decassílabos. Os sonetos costumam ter uma estrutura semelhante. O texto começa com uma introdução, que apresenta o tema, seguida de um desenvolvimento das ideias e termina com uma conclusão, que aparece no último terceto. Essa é, em geral, a estrofe decodificadora de seu significado.


Prosa e Verso


prosa é a forma que adotamos para escrever de maneira natural, expressando as ideias como surgem no nosso pensamento, sem precisar seguir regras que nos indicam a medida que devem ter as linhas que escrevemos, ou o ritmo das mesmas. Na prosa, por exemplo, as frases não têm necessariamente que rimar, e a escrita não tem regras estritas como no caso do verso.


O Verso é uma composição poética escrita considerando a métrica das sílabas e o ritmo das frases. No verso utilizam-se elementos como os acentos, as pausas ou o som similar das palavras para criar uma narração com rima. Trata-se de uma das formas mais comuns de poesia que podemos encontrar, mas sua escrita não é tão livre como a prosa, no entanto o resultado final é igualmente bonito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emojis

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares Alguns dos mais populares emojis, carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online, têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem. Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente. Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas respons

Egito Antigo - Esfinge de Gizé

Esfinge de Gizé A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta de corpo de um leão e uma cabeça humana situada no planalto de Gizé, ao norte do Egito em sua margem oeste do rio Nilo, nos arredores da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio antes de Cristo possivelmente pelo faraó Quéfren. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Etimologia A Grande Esfinge com a Pirâmide de Quéfren ao fundo. Não se sabe ao certo qual seria o nome usado pelos egípcios antigos para designar a Esfinge. A palavra "esfinge" foi usada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas

Mulheres que fizeram história

Mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil Muitas mulheres já fizeram história. Muitas já contribuíram  para causas especiais e importantes que são lembradas até hoje. Vamos listar aqui algumas que não podem ser esquecidas, pois são motivo de muito orgulho para nós mulheres.  Se for citar todas encontraremos muitas que ao longo da história, não só mundial, mas brasileira também que marcaram sua época com atitude de bravura não só em lutas armadas como também, para causas sociais e cultura do nosso país. Mulheres que jamais devem ser esquecidas.  Infelizmente notamos que as novas gerações, não tem conhecimento e tão pouco interesse nestas questões e é por isso que não devemos deixar de relembrar o quão importante foram. Cora Coralina Apesar de ser considerada uma das poetisas mais importantes da literatura brasileira, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, só publicou o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goi