Pular para o conteúdo principal

Máscaras Sociais

As máscaras sociais fazem parte do nosso cotidiano

Quais são as suas máscaras?


Podemos entender as máscaras sociais como os papéis ou as personagens que desempenhamos em diferentes esferas da nossa vida e que são fundamentais para garantir a nossa adaptação social.

As exigências e as pressões do exterior obrigam-nos a encarnar diferentes personagens, tais como os de profissional, colega, pai, filho, irmão ou amigo e isso traduz-se na tonalidade de voz, no tipo de discurso, na imagem e na expressão corporal que adotamos em diferentes contextos.

As nossas personagens servem a situação na qual nos encontramos e saber escolhê-las e usá-las, com consciência e responsabilidade, sabendo quem é o nosso verdadeiro Eu e que ele está sempre presente, é um indicador de flexibilidade e saúde mental.

Por exemplo, se temos de ir a uma festa num dia em que nos sentimos tristes, vamos escolher e usar um personagem que, por um lado, vai proteger a nossa intimidade do exterior e por outro, promoverá a nossa inserção naquele meio. Não nos deixamos de sentir tristes naquele contexto, mas não é dessa forma que nos queremos apresentar, sendo portanto útil o recurso a uma personagem cortês e bem-educada que responda às exigências daquela situação e ao que é esperado pelo coletivo.

As maiores dificuldades no uso de personagens surgem quando não existe um verdadeiro autoconhecimento e o Eu fica identificado à personagem, fazendo com que a pessoa passe a agir sempre em personagem sem ter consciência disso. Exemplo disso é o caso de uma pessoa que passa a falar e a agir identificado à personagem de workaholic e de autoridade que ocupa no seu trabalho, abordando as outras áreas da sua vida, isto é, família, amigos e lazer da mesma maneira, como tarefas a cumprir e a encaixar na agenda. Nestes casos, a perda de certos cargos profissionais pode ser sentida como uma perda de uma parte da própria identidade, podendo levar a quadros depressivos graves.

O uso adequado de máscaras sociais possibilita experimentarmos o mundo de uma forma saudável, sem ficarmos reféns da desejabilidade social e perdermos a nossa identidade entre todos os outros que vão aparecendo na nossa vida.

Para além disso podemos considerar que também existem máscaras que nos ajudam a reforçar a nossa autoestima e a desenvolver as nossas potencialidades, quando, por exemplo temos de fazer de conta que estamos seguros, confiantes e à vontade num determinado papel e mais tarde essas características passam efetivamente a fazer parte da nossa identidade.
E você conhece as suas máscaras? Que uso faz delas na sua vida?


Por Joana Simão Valério-Pisicóloga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emojis

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares Alguns dos mais populares emojis, carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online, têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem. Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente. Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas respons...

Egito Antigo - Esfinge de Gizé

Esfinge de Gizé A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta de corpo de um leão e uma cabeça humana situada no planalto de Gizé, ao norte do Egito em sua margem oeste do rio Nilo, nos arredores da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio antes de Cristo possivelmente pelo faraó Quéfren. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Etimologia A Grande Esfinge com a Pirâmide de Quéfren ao fundo. Não se sabe ao certo qual seria o nome usado pelos egípcios antigos para designar a Esfinge. A palavra "esfinge" foi usada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas...

Mulheres que fizeram história

Mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil Muitas mulheres já fizeram história. Muitas já contribuíram  para causas especiais e importantes que são lembradas até hoje. Vamos listar aqui algumas que não podem ser esquecidas, pois são motivo de muito orgulho para nós mulheres.  Se for citar todas encontraremos muitas que ao longo da história, não só mundial, mas brasileira também que marcaram sua época com atitude de bravura não só em lutas armadas como também, para causas sociais e cultura do nosso país. Mulheres que jamais devem ser esquecidas.  Infelizmente notamos que as novas gerações, não tem conhecimento e tão pouco interesse nestas questões e é por isso que não devemos deixar de relembrar o quão importante foram. Cora Coralina Apesar de ser considerada uma das poetisas mais importantes da literatura brasileira, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, só publicou o primeiro livro, Poemas do...