Pular para o conteúdo principal

Sobre o Egito - As Pirâmides de Gizé

Curiosidades sobre as Pirâmides do Egito

As Pirâmides de Gizé é sem dúvidas, a mais conhecida construção do Antigo Egito. Vale a pena saber mais sobre elas.


Existem mais de 80 pirâmides espalhadas por todo o Egito, a grande maioria em ruínas e algumas semi-escondidas sob as areias do deserto. Os maiores são as de Gizé. A Grande Pirâmide é uma das sete maravilhas do mundo antigo, a única que sobreviveu até aos nossos dias.

A orientação das três Pirâmides de Gizé (Quéops, Quéfren e Miquerinos) coincide exatamente com a das três estrelas centrais da constelação de Órion (que era Osíris para os egípcios).


Apesar de serem monumentos mortuários, a crença de alguns especialistas e egiptólogos é que a construção das pirâmides poderá ter sido motivada por aspectos cósmicos e religiosos, e que não era para atender critérios práticos.



Em 1798, antes da batalha das Pirâmides de Gizé contra os mamelucos, Napoleão Bonaparte disse às suas tropas: "Soldados, do alto destas pirâmides, 40 séculos de história nos contemplam . Napoleão fez cálculos sobre o número de pedras usadas para a construção da Grande Pirâmide, e de acordo com as suas contas, as pedras usadas na Grande Pirâmide dariam para fazer um muro ao redor de França.



A Grande Pirâmide foi o edifício mais alto do mundo durante milhares de anos, até à construção da Torre Eiffel em 1889.



A Grande Pirâmide está formada por cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra. Cada um deles pesa aproximadamente 2 a 30 toneladas. Mas alguns dos blocos de pedra utilizados nas Piramides de Gizé podem, no entanto, pesar mais de 50 toneladas.


Atualmente as construções estão em ruínas, submersas num mar de poeira e poluição, meras sombras do que foram há cerca de 4 mil anos. Naquela época eram revestidas com enormes blocos manualmente polidos de pedra calcária, que ao mesmo tempo protegiam e refletiam a luz do sol.


As bases das Pirâmides cobre 55 mil metros quadrados.

A temperatura do interior das Pirâmides é constante e igual à temperatura média terrestre, estando marcada para cerca de 20 graus.

O revestimento exterior das Piramides é constituído por 144 mil pedras, todas elas altamente polidas e planas.

Os alicerces das Pirâmides contam com estruturas capazes de lidar com aquecimento e terramotos.

As Pirâmides de Gizé são as construções alinhadas com maior precisão em toda a existência, estando totalmente viradas para Norte com uma margem de erro muito baixa.

As quatro faces das da Pirâmides são ligeiramente côncavas, fazendo da construção a única a ser construída com esta particularidade.

As Pirâmides contavam com portas giratórias que podiam ser abertas facilmente com um simples empurrão, mesmo que pesassem mais de 20 toneladas. Quando fechada, as portas pareciam de tal forma imbuídas com a face da pirâmide, que era quase impossível detectá-las

Uma vez terminada, as Piramides podiam ser vistas a partir das montanhas em Israel e, provavelmente, poderiam também ser vistas a partir da lua.

Postagens mais visitadas deste blog

Emojis

Os verdadeiros significados de alguns dos emojis mais populares Alguns dos mais populares emojis, carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online, têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem. Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente. Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas respons

Egito Antigo - Esfinge de Gizé

Esfinge de Gizé A Grande Esfinge de Gizé é uma estátua composta de corpo de um leão e uma cabeça humana situada no planalto de Gizé, ao norte do Egito em sua margem oeste do rio Nilo, nos arredores da atual metrópole do Cairo. A grande esfinge é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra em todo o planeta e foi construída pelos antigos egípcios no terceiro milênio antes de Cristo possivelmente pelo faraó Quéfren. Porém, existe um grupo de pesquisadores que afirma que a esfinge seria muito mais antiga, datando de, no mínimo, 10.000 a.C., baseando-se na análise do calcário e sinais de erosão provocados pela água. Etimologia A Grande Esfinge com a Pirâmide de Quéfren ao fundo. Não se sabe ao certo qual seria o nome usado pelos egípcios antigos para designar a Esfinge. A palavra "esfinge" foi usada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas

Mulheres que fizeram história

Mulheres que fizeram a diferença na história do Brasil Muitas mulheres já fizeram história. Muitas já contribuíram  para causas especiais e importantes que são lembradas até hoje. Vamos listar aqui algumas que não podem ser esquecidas, pois são motivo de muito orgulho para nós mulheres.  Se for citar todas encontraremos muitas que ao longo da história, não só mundial, mas brasileira também que marcaram sua época com atitude de bravura não só em lutas armadas como também, para causas sociais e cultura do nosso país. Mulheres que jamais devem ser esquecidas.  Infelizmente notamos que as novas gerações, não tem conhecimento e tão pouco interesse nestas questões e é por isso que não devemos deixar de relembrar o quão importante foram. Cora Coralina Apesar de ser considerada uma das poetisas mais importantes da literatura brasileira, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, só publicou o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goi